segunda-feira, 30 de abril de 2012

Da promoção da leitura ao apoio ao currículo


  No dia 17 de novembro de 2012, os alunos do 1.º e do 2.º anos da  EB 1 de Eira d'Ana rumaram à Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos onde participaram numa sessão de leitura dedicada aos animais, na qual se cumpriram os objetivos da promoção da leitura e a da articulação curricular.  O Alfabeto dos Bichos, de José Jorge Letria e André Letria, seria a sugestão para alguns meses de trabalho na sala de aula. A criação de uma história colaborativa e sua ilustração foi um dos desafios aceites e cá está o resultado - a história Os tubarões não são assim tão maus, em formato ebook, com edição da Biblioteca Escolar.

(Clica na imagem e lê esta história)




     Na contracapa deste livro de José Jorge Letria podemos ler "O Alfabeto dos Bichos convida-te a conhecer o mundo animal, através de rimas e ilustrações divertidas que poderás ler em voz alta e até memorizar". Os alunos e a sua professora levaram à letra estas palavras e aceitaram novo desafio da BE. Com recurso à ferramenta Voicethread, numa nova sessão na Biblioteca, os meninos disseram os belos poemas, cheios de entusiasmo e dedicação. Ouçam e leiam o que este livro tem a dizer sobre os animais:






Excelente trabalho!

 Parabéns à professora Lurdes Neiva e aos seus  criativos e empenhados alunos!


1 comentário:

  1. Bela atividade de promoção da leitura e de articulação curricular! É bem notório empenho de todos os envolvidos, professora bibliotecária, Alice Azevedo, professora Lurdes,titular de turma,alunos e pais e encarregados de educação. O resultado do trabalho está fantástico, merecedor dos maiores elogios. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!
    Alice

    ResponderEliminar