sábado, 20 de outubro de 2012

Manuel António Pina


Imagem retirada de: Visão


                                                             Vê se há mensagens
                                                             no gravador de chamadas;
                                                             rega as roseiras;
                                                             as chaves estão
                                                             na mesa do telefone;
                                                             traz o meu
                                                             caderno de apontamentos
                                                             (o de folhas
                                                             sem linhas, as linhas distraem-me).
                                                             Não digas nada
                                                             a ninguém,
                                                             o tempo, agora,
                                                             é de poucas palavras,
                                                             e de ainda menos sentido.
                                                             Embora eu, pelos vistos,
                                                             não tenha razão de queixa.

                                                             Senhor, permite que algo permaneça,
                                                             alguma palavra ou alguma lembrança,
                                                             que alguma coisa possa ter sido
                                                             de outra maneira,
                                                             não digo a morte, nem a vida,
                                                             mas alguma coisa mais insubstancial.
                                                             Se não para que me deste os substantivos e os verbos,
                                                             o medo e a esperança,
                                                             a urze e o salgueiro,
                                                             os meus heróis e os meus livros?

                                                             Agora o meu coração
                                                             está cheio de passos
                                                             e de vozes falando baixo,
                                                             de nomes passados
                                                             lembrando-me onde
                                                             as minhas palavras não chegam
                                                             nem a minha vida
                                                             Nem provavelmente o Adalat ou o Nitromint.


Manuel António Pina - Cuidados Intensivos, 1994


[Via blogue RBE]

Sem comentários:

Enviar um comentário