Atividades Realizadas


Desenvolvimento de competências digitais

3 de abri 2015
Os alunos da turma 2ºB, do 2º ano de escolaridade do Centro Escolar de Fão, em articulação com a Biblioteca Escolar da Escola António Correia de Oliveira, têm vindo a desenvolver ao longo deste ano escolar Competências Digitais. Esta ação visa a aquisição de conhecimentos no âmbito da correta utilização do computador, suas potencialidades aliados ao desenvolvimento dos domínios da Leitura e Escrita e da Educação Literária.

Os alunos, orientados pela sua professora Ondina Vasconcelos, efetuam a escolha de textos de acordo com interesses pessoais que posteriormente transcrevem, respeitando acentos, espaços entre palavras e regras de pontuação, utilizando funções simples de tratamento de texto. As diversas sessões decorrem sempre de forma muito ativa, dinâmica e colaborativa.

Para além destas competências, os alunos desenvolvem a imaginação, a criatividade e a destreza manual, onde se procura que vejam o trabalho como expressão das suas próprias capacidades e aptidões.

Prova desta iniciativa é a “Árvore de Páscoa” patente na Biblioteca do Centro Escolar de Fão durante a Semana da Leitura e a propósito do encontro com a escritora Luísa Ducla Soares e o compositor Daniel Completo.





Encontro com escritora Isabel Fernades Pinto - autora do livro “A ovelha que fazia múuu.”
6 de dezembro de 2014


No dia 25 de novembro, ao longo de três sessões, as crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas do nosso agrupamento encontraram-se com a escritora Isabel Fernandes Pinto, que também é atriz e contadora de histórias.

"A ovelha que fazia múuu” é uma história deliciosa, que relata as preocupações de dois pastores, que tinham num rebanho uma ovelha que fazia múuu em vez de méeee e que conquista crianças e adultos.

Todos os encontros decorreram de forma descontraída e interativa, quer pela motivação das crianças, quer pela capacidade de comunicação da autora que cativou  a todos.


Na escola de Curvos os alunos presentearam a convidada com a representação teatral do seu conto. A autora retribuiu, recontando a história com a participação alunos, encantando desta forma o público presente.












Sarau "Sonhar Com Histórias"
6 de dezembro de 2014


Já passou algum tempo, no entanto não queremos deixar de vos contar o que aconteceu no Sarau realizado no dia 24 de outubro, na Escola Básica de Curvos, no âmbito do projeto “Sonhar Com Histórias”, uma atividade de leitura em família.

Ao longo do ano letivo transato foi desenvolvido um trabalho conjunto entre alunos e Encarregados de Educação, que consistiu na decoração de um azulejo com motivos ou cena selecionada da história de um livro, lido em família através do empréstimo domiciliário.

Juntamos todos trabalhos e elaboramos uma composição visual que se apresentou aos presentes com grande expectativa.

Este evento, já como tradição nesta unidade educativa, fruto da articulação vertical entre os diferentes níveis de ensino (pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos), contou com a presença da coordenadora deste projeto e das Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento, professores do Agrupamento ligados ao projeto e a atividades da Biblioteca, professores e educadores do estabelecimento de ensino, assistentes operacionais e ainda muitos membros da comunidade educativa, nomeadamente pais e encarregados de educação, Associação de Pais e Encarregados de Educação de Curvos e representante da Junta de Freguesia. Foi uma noite muito alegre e muito enriquecedora, consequência do bom hábito da leitura em família e potenciadora da criatividade expressiva e estética.

Sendo o mote “Sonhar Com Histórias”, nesta noite, miúdos e graúdos contaram histórias que encantaram e que ficarão certamente nas memórias e nos corações de todos os presentes.



Fevereiro de 2014

BE - Centro Escolar de Fão
 

 Workshop Pintura/Decoração de Azulejo

  


    
    No âmbito do projeto "Sonhar com Histórias", um projeto de leitura em família, a professora Paula Sofia Carvalho, elemento da equipa da Biblioteca Escolar, promoveu, no passado dia 20 de fevereiro, um Workshop  destinado aos pais e encarregados de educação dos alunos do Centro Escolar de Fão, para demonstração de técnicas de decoração de azulejos. Pretendeu, com esta iniciativa, apresentar formas práticas, acessíveis e simples de decoração do azulejo, a elaborar, pelas famílias, com base nas leituras efetuadas a partir dos livros disponibilizados pela biblioteca escolar. Os trabalhos produzidos serão, posteriormente, utilizados para decorar os espaços do Centro Escolar.

_________________________________________________________


  Atividades de Animação da Leitura

BE - EB 1/JI de Curvos 
BE - Centro Escolar de Fão 
 

   Ao longo dos meses de janeiro e de fevereiro, a educadora Teresa Castro percorreu as bibliotecas escolares, jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas, com atividades de animação da leitura. 

   Os livros "A Estrela brilhante", "É isso que fazem os amigos", "Sara, Tomé e o Boneco de Neve", de Carla Antunes, e "A Girafa que comia estrelas", de José Agualusa, têm motivado para a leitura e sido pretexto para o desenvolvimento de atividades em sala de aula, levadas a cabo pelos educadores e pelos docentes titulares de turma. 

   Centro Escolar de Fão, EB 1/JI de Curvos, EB 1 de Esposende, EB 1/JI de Gandra, EB 1/JI de Barral, EB 1 e JI de Gemeses, EB 1/JI de Criaz, Fonte Boa e de Rio Tinto são alguns dos locais por onde a Teresa passou levando as histórias que fizeram as delícias das crianças que tiveram a oportunidade de a ouvir. 

    Aqui vai uma amostra do que tem sido feito:
  •  fotografias e alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do 1.º ano do Centro Escolar de Fão aquando da sessão "A Girafa que comia estrelas":





  • fotografias da sessão que ocorreu na EB 1 de Gemeses






   "Um bicho estranho", de Mon Daporta, tem chegado, pelas mãos da educadora Salomé Pereira, aos jardins-de-infância do Agrupamento e tem encantado meninas e meninos e inspirado trabalhos bem criativos.

   Vejam uma pequena amostra do que aconteceu no JI de Criaz, nesta apresentação elaborada pela educadora Fátima Sá:






A equipa da BE agradece a execelente colaboração das educadoras Teresa e Salomé, que muito têm contribuído para a promoção da leitura!


Janeiro de 2014

BE - Centro Escolar de Fão
 

     Dramatização de "Corre, corre, cabacinha"


     No passado dia 27, a biblioteca escolar do Centro Escolar de Fão esteve repleta de alunos e docentes que assitiram à animada e bem-humorada dramatização de "Corre, corre, cabacinha", levada a cabo pela educadora Sameiro Zão e pela docente do 1.º ciclo, Matilde Azevedo. 
     Mais uma vez, estas colegas colocaram o seu talento ao serviço da promoção da leitura, desta feita com uma adaptação da obra "Corre, corre, cabacinha", de Alice Vieira. Foi absolutamente fantástico o seu desempenho, diríamos mesmo estarmos na presença de duas atrizes profissionais.

     Deliciem-se com as imagens:











A equipa da biblioteca escolar agradece a excelente colaboração das colegas Matilde e Sameiro!


Outubro de 2013


BE - EB 1/JI de Curvos
 

 "Sonhar Com Histórias"

 Leitura em família


    


    No dia 25 de outubro, comemorando o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, pais e filhos reuniram-se para ouvir e histórias e conhecer o resultado do projeto que desenvolveram ao longo do ano letivo 2012/2013, dinamizado pelos professores e educadoras, pela Biblioteca Escolar e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1/JI de Curvos. A Almofada de Histórias foi o mote para uma noite cheia de alegria em torno dos livros. A contadora de histórias Diana Maciel,  alunos e suas famílias tornaram esta noite inesquecível, organizada com o apoio da Junta de Freguesia de Curvos.


 ___________________________________________________________________________


Setembro de 2013


BE - Centro Escolar de Fão

Visita guiada à Biblioteca Escolar
 Formação de utilizadores

      
     No dia 27 de setembro, as crianças da Educação pré-escolar e os alunos do 1.º ano de escolaridade do Centro Escolar de Fão efetuaram uma visita guiada à sua Biblioteca Escolar. Desta constou a realização de uma atividade que lhes permitiu concluir quais as regras de funcionamento deste espaço e descobrir os seus recursos.
      Tiveram, ainda, a oportunidade de ver e ouvir o livro "O Voo do Golfinho", da autoria de Ondjaki, adaptado, pela professora Paula Sofia, para uma versão em vídeo. Todos foram espetadores muito atentos! 
      
Junho de 2013




     Em implementação há quatro anos, o projeto Leituras Animadas, promovido pela Biblioteca Escolar, envolveu, no ano letivo 2012/2013, os alunos do 1.º e 2.º anos da E. B. 1/JI de Curvos. Num trabalho articulado entre a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, o docente titular de turma, Jorge Sampaio, e o docente responsável pelo Ensino da Música (Área de Enriquecimento Curricular), Gonçalo Jaques, foi criado o filme de animação As duas estradas, uma adaptação da belíssima obra da autoria de Isabel Minhós Martins, com ilustrações de Bernardo Carvalho, da editora Planeta Tangerina.

     O projeto nasceu da sessão de animação de leitura na Biblioteca Escolar e continuou na sala de aula. Os alunos reinterpretaram texto e ilustrações, recriaram cenários e personagens e deram voz ao filme que deixou orgulhosos todos os intervenientes.


Vejam o filme criado e digam lá se não é animação de leitura no seu melhor!



Agradecemos à editora Planeta Tangerina pela magnífica viagem!
Cliquem na imagem da capa do livro, acedam ao Cata Livros e conheçam melhor a obra que nos inspirou.



_________________________________________________________



Encontro de Monitores das Bibliotecas Escolares

     Os alunos Monitores das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira visitaram, no dia 13 de junho de 2013, a Escola sede de Agrupamento. Na Biblioteca Escolar, decorreu a sessão de encerramento das atividades, com entrega de certificados e pequenas lembranças a todos os monitores, seguindo-se uma visita às instalações da Escola, guiada pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares, professora bibliotecária Alice Fangueirinho Pimenta. O almoço na cantina constituiu um momento de partilha de experiências e de convívio entre alunos da E.B.1 de Curvos, do Centro Escolar de Fão e da E.B. 2, 3 António Correia de Oliveira.



   
_________________________________________________________


Maio de 2013


Apresentação dos livros 

Duelo entre lápis de pau e esferográfica 

Na Dinastia dos  Verdes
 Alice Costa
 

     A apresentação dos dois últimos livros de Alice Costa, Duelo entre lápis de pau e esferográfica e Na Dinastia dos Verdes, aconteceu, no dia 24 de maio de 2013, em ambiente de festa. Numa noite aberta à comunidade escolar, organizada, em parceria, pela Junta de Freguesia de Curvos, pela Biblioteca Escolar e pelos docentes da E. B. 1 de Curvos, conversou-se sobre livros, sobre a importância da leitura, da escrita e das restantes artes.



 
  Os alunos partilharam com a autora o resultado do seu trabalho, criado a partir das obras lidas. Poemas inspirados na obra A Dinastia dos verdes e um filme dedicado à autora mostraram que a leitura é também um estímulo à criatividade.  
 
 


 

  
    Aqui fica a autora Alice Costa enquanto personagem de um pequeno filme ilustrado e narrado pelos alunos do 3.º a 4.º anos:





_________________________________________________________


Abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil

               No dia 2 de abril de 2013, celebrou-se o Dia Internacional do Livro Infantil na Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos. As crianças da Creche do Centro Social da Paróquia de Curvos  participaram numa sessão de histórias, com uma seleção de livros infantis que esperamos ter honrado o dia e os autores. Um bicho estranho, de  Mon Daporta e Óscar Villán, Leonardo, o monstro terrível, de Mo Willems, e  O Papão no desvão, de Ana Saldana e Yara Kono foram alguns dos títulos escolhidos.


______________________________________________________________________________


Março de 2013

O sonho de Mariana 

 animação de leitura - pesquisa de informação - escrita criativa


    A sessão de animação de leitura da obra O sonho de Mariana, de António Mota e Danuta Wojciechowska, esteve no centro do trabalho colaborativo desenvolvido pela Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos e os docentes dos 3.º e 4.º anos das escolas de 1.º ciclo de Curvos e Gemeses. A leitura motivou a pesquisa de informação que culminou num belíssimo trabalho de escrita criativa e ilustração.  As sessões de pesquisa em suporte vídeo, em suporte de papel e com recurso  a páginas Web realizou-se em dois espaços diferentes. Os alunos iniciaram o seu percurso na Biblioteca Escolar da E.B. 1/JI de Curvos, mas puderam concluí-lo na Biblioteca da Escola sede de Agrupamento, que frequentarão no próximo ano. 


 


Aqui deixamos o texto colaborativo criado e ilustrado pelos alunos, sob orientação dos seus docentes e da Biblioteca Escolar, publicado em formato digital.


Parabéns aos jovens autores!



Uma aventura - E.B. 1 de Gemeses




A Gotinha Resmunguinha - E.B. 1 de Curvos





______________________________________________________________________________


Animação de Leitura - A menina de papel



     A menina de papel, de Teresa Guimarães e Anabela Dias, esteve no centro do trabalho de animação de leitura e apoio ao currículo desenvolvido nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, ao longo do 2.º período, tendo incluído alunos do 1.º e do 2.º anos do Centro Escolar de Fão, da E.B. 1 de Barral, da E.B. 1 de Esposende e da E.B. 1 de Gemeses. O Roteiro de Leitura Orientada concebido pelo grupo de trabalho RIBE (Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares) constituiu uma importante orientação do trabalho da Biblioteca Escolar e dos docentes envolvidos e levou esta obra até às famílias dos alunos. A promoção da leitura associada aos temas do currículo e a integração das novas tecnologias na sala de aula resultaram nos belíssimos trabalhos que poderão visualizar abaixo.




     

Centro Escolar de Fão - 2.º ano






E.B. 1 de Esposende - 1.º B





E.B. 1 de Esposende - 1.º C





E.B. 1 de Esposende - 2.º B

 




E.B. 1 de Gemeses - 1.º e 2.º anos





___________________________________________________________________________


Fevereiro de 2013



Semana da Leitura 2013



     Decorreu, de 18 a 23 de fevereiro, mais uma Semana da Leitura 2013 do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, envolvendo todos os ciclos de ensino, da Educação Pré-escolar ao 9.º ano. O trabalho de docentes e alunos em prol da promoção da leitura, mais visíveis por estes dias, deixou muito orgulhosa a equipa das Bibliotecas Escolares.


Vejam como tudo aconteceu:




     No âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 4.ºE do Centro Escolar Fão receberam o escritor e ilustrador Tiago Salgueiro, autor da obra Nesta história eu não entro!. Orientados pela professora Ondina Vasconcelos, os alunos recriaram e ilustraram o texto que a Biblioteca Escolar editou em ebook. Eis um dos trabalhos, com ilustração da aluna Margarida Rego Marques:





      A professora Paula Sofia Carvalho, extraordinária colaboradora da Biblioteca Escolar, quis homenagear os alunos do Centro Escolar de Fão com este magnífico filme, criado a partir do texto e ilustrações dos alunos do 4.º ano.

Deliciem-se!



____________________________________________________________


Novembro de 2012 



 Programa de Monitores da Biblioteca Escolar 2012/2013



     Os alunos do 3.º e 4.º anos da EB 1/JI de Curvos e do Centro Escolar de Fão estão já a colaborar com a equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira no âmbito do Programa de Monitores da BE. Nos dias destinados à utilização livre do espaço pelos alunos, equipas de monitores prestam apoio aos seus colegas nas áreas de Leitura e Estudo, Informática e Áudio e Vídeo



BE - EB 1/JI de Curvos










BE - Centro Escolar de Fão









A equipa das BE agradece a extraordinária colaboração de todos os alunos 


___________________________________________________________________________


Outubro de 2012

BE - EB 1/JI de Curvos

Animação de leitura - A Arca de Não É


   
     Durante o mês de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, os alunos do Jardim de Infância de Curvos inventaram animais dignos de A Arca de Não é. O livro de Miguel Neto e Julie Staebler esteve no centro de um projeto de animação de leitura, que decorreu em várias fases,  dinamizado pela Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos e pelas educadoras Eugénia Ferreira e Fernanda Ribeiro. Na primeira sessão que decorreu na BE, o sargato,  a jacaraca e a porcoleta foram imediatamente adotados pelos nosso pequenos alunos, que logo quiserem arranjar-lhes amigos à altura. O processo criativo foi complementado pela pesquisa de informação, na Internet e em enciclopédias de animais, e implicou a ilustração, a colagem e até a caracterização dos animais. O processo resultou num belíssimo livro em papel e num pequeno filme em que os alunos deram voz aos animais inventados.

     A promoção da leitura, o desenvolvimento de competências de literacia da informação, de expressão plástica e de oralidade foram concretizados neste trabalho que tanto prazer deu aos alunos e às dinamizadoras.


Vejam como tudo aconteceu:



 Eis o pequeno filme ao qual os pequenos criativos deram voz:




___________________________________________________________________________


BE - EB 1/JI de Curvos
Leitura em Família- Manta de Histórias


   No dia 26 de outubro, em comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, pais e filhos reuniram-se para ouvir histórias, contar histórias e conhecer o resultado do projeto que desenvolveram ao longo do ano letivo 2011/2012, dinamizado pelos professores e educadoras, pela Biblioteca Escolar e pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1/JI de Curvos. A Manta de Histórias foi o mote para uma noite cheia de alegria em torno dos livros. A contadora de histórias Diana Maciel,  alunos e suas famílias tornaram esta noite inesquecível, organizada com o apoio da Junta de Freguesia de Curvos.





_________________________________________________________


BE - EB 1/JI de Curvos

Apoio ao Currículo - Pesquisa de Informação


     O Corpo Humano foi o tema das sessões de pesquisa de informação que tiveram lugar na BE da EB 1/JI de Curvos, no dia 10 de outubro de 2012,  preparadas pela Biblioteca Escolar e pelo docente do 4.º ano da EB 1/JI de Curvos, Miguel Neto. Foi dado a conhecer aos alunos o modelo de pesquisa Big6, assim como as normas de elaboração de trabalhos escritos, adotados para todo o Agrupamento. A partir de livros pré-selecionados e de páginas Web que integram os Recursos Educativos Digitais do blogue das BE do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, os alunos selecionaram, recolheram e trataram a informação recolhida sobre uma das unidades do currículo.
     Esta será a primeira de várias sessões de pesquisa orientada, a realizar ao longo do ano, que se pretende que conduzam os alunos do 4.º ano a uma maior autonomia e a um aumento das suas competências de literacia da informação.



________________________________________________________________________




Sem comentários:

Enviar um comentário