Sugestões de Leitura

maio de 2016


A Arca do É, de Ana Margarida Carvalho




Esta é uma história para os meninos que teimam em não gostar de sopa. No tempo em que os animais falavam havia dois irmãos gémeos que eram na verdade muito diferentes: o NOÉ era sério e carrancudo e o É andava sempre contente. O resmungão do Senhor Noé falava muito de dilúvios e catástrofes e discutia com a bicharada da selva, já o Senhor É gostava de ficar a descansar e a ouvir os legumes da horta a conversarem. Um dia começou a chover torrencialmente e o pessimista do Senhor Noé decidiu construir uma grande arca para abrigar os animais. O descontraído do Senhor É, quando percebeu que os legumes se estavam a afogar, foi colher os seus amigos à horta. O que se fez quando a água começou a baixar foi uma grande e deliciosa sopa para todos que deixou os animais saciados e bem-dispostos. Já o Senhor Noé, esse, nunca deixou de ser resmungão.
Fonte: www.Fnac.pt
 ____________________________________

Um livro de sentimentos, de Amanda McCardie




A Catarina, o Simão, o Pai e a Mãe (e ainda o cão Feijão Peludo) são uma família funcional, na qual os sentimentos se manifestam com autenticidade, mesmo tratando-se de «uma sensação de rabiscos a enrolarem-se todos na barriga». Com um fio narrativo condutor, mostrando situações e contextos que fazem parte do quotidiano, este livro apresenta-se como «um lugar seguro onde [as crianças] podem pensar sobre os sentimentos, os seus e os das outras pessoas. Da nota autoral: «Algumas crianças podem querer falar sobre os seus sentimentos quando lerem este livro consigo. Outras talvez prefiram falar sobre os sentimentos das personagens - ou talvez pensem sem falar, pelo menos por agora.»
Fonte: http://ojardimassombrado.blogspot.pt/

 ____________________________________


O professor Astrogato nas fronteiras do espaço,
de Dominic Walliman e Ben Newman


Depois de trabalhar anos numa livraria, e farto de ver álbuns sobre o espaço com as mesmas fotografias e as mesmas legendas de sempre, Ben Newman, ilustrador inglês, decidiu desenhar um universo à sua medida. Convidou Dominic Walliman, cientista doutorado em física quântica e autor de livros para crianças nas horas vagas, e o resultado foi surpreendente: um álbum esteticamente cuidado e pleno de charme retro, com uma linguagem transversal para crianças e adultos, factual e afectivo ao mesmo tempo. Uma edição da Orfeu Negro.

Fonte: http://ojardimassombrado.blogspot.pt/

 ____________________________________

Tigre na Rua e Outros Poemas, Serge Bloch


Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura4º Ano de Escolaridade Leitura Orientada Da mesma forma que pensamos e nos admiramos como pode um tigre, sem mais nem menos, aparecer na rua, tal como no poema de Daniil Harms, também com igual surpresa reagimos ao facto da poesia andar tão arredada do dia-a-dia de tanta gente. Rendidos aos lugares comuns, impávidos e serenos face à uniformização cultural, adormecidos por discursos palavrosos, assistimos ao delapidar do carácter luminoso e dissonante da palavra. Razões mais que suficientes para que todos os momentos sejam poucos para celebrar a poesia e nela encontrarmos o contraponto e a resistência perante este estado de coisas. Assim surge este livro: mais uma porta, ou janela, se preferirem, para a poesia. Uma colheita de poemas que é um pequeno contributo para que, de facto, possamos ir ao encontro de uma realidade ainda um pouco distante, ou seja, uma verdadeira diversidade na oferta deste género, pois se as boas antologias de poesia portuguesa para infância são raras e, por vezes, pouco diversas em conteúdo, o que dizer da praticamente inexistente tradução de poesia estrangeira. Autores presentes nesta antologia:David Chericián, María Elena Walsh, Laura Elisabeth Richards, Michel Monnereau, Roger McGough, Marc Johns, Spike Milligan, Edward Lear, Javier Villafañe, Shel Silverstein, Eduardo Polo, Daniil Harms, Jacques Prévert, Richard Edwards, André Frédérique, Edgar Allan García, Ramón Gómez de la Serna, Jacques Roubaud, Roland Topor e um tal de Anónimo.
 Fonte: www.Fnac.pt


_________________________________________________________________________________

abril de 2016

O Homem Que Plantava Árvores, de Jean Giono



Inspirado em acontecimentos verdadeiros, traduzido em diversas línguas e largamente difundido pelo mundo inteiro, O Homem Que Plantava Árvores é uma história inesquecível sobre o poder que o ser humano tem de influenciar o mundo à sua volta. Narra a vida de um homem e o seu esforço solitário, constante e paciente, para fazer do sítio onde vive um lugar especial.
Com as suas próprias mãos e uma generosidade sem limites, desconsiderando o tamanho dos obstáculos, faz, do nada, surgir uma floresta inteira – com um ecossistema rico e sustentável.
É um livro admirável que nos mostra como um homem humilde e insignificante aos olhos da sociedade, a viver longe do mundo e usando apenas os seus próprios meios, consegue reflorestar sozinho uma das regiões mais inóspitas e áridas de França.
Uma história inesquecível como O Principezinho de Saint-Exupéry, que continua a inspirar milhares de leitores em todo o mundo.
Fonte: Editorial Presença

____________________________________________________

A Cruzada das Crianças, de Afonso Cruz




O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?
Fonte: Sítio do livro

____________________________________________________

O Dicionário do Menino Andersen, de Gonçalo M. Tavares

 

 

 

Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen (ainda menino) para criar um novo dicionário. Depois de o lermos, o nosso olhar sobre coisas aparentemente tão banais como um armário, uma cadeira, uma escova de dentes ou um submarino mudará para sempre.

O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever, ele mesmo, um dicionário novo; um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.

Eis uma entrada da letra M:

Mosquito - Animal que está mal sintonizado.

Fonte: Sítio do livro

 

 ____________________________________________________


A casa que Voou, de Davide Cali

 

 

 

Chegar a casa depois de um dia de trabalho e encontrá-la a voar. Ora aí está uma situação aborrecida. O que fazer? A quem pedir ajuda? Já se sabe que as casas não vêm com manual de instruções, mas mesmo que isso acontecesse, será que alguém se lembraria de incluir um capítulo sobre casas voadoras? Esta história é sobre esse raro fenómeno: uma casa que, sem mais nem menos, decide descolar. E como para casos raros a solução nunca está à mão, e nem mesmo ao pé, o dono desta casa não sabe o que fazer. Por onde começar quando a nossa casa levanta voo? Bombeiros? Polícia? Gabinete de Facilitação e Segurança na Aviação Civil? Nada fácil, mesmo. As casas, como tudo o que é importante e essencial na nossa vida, não se devem perder de vista

Fonte: Bruaá

 

____________________________________________________

 

O Formigueiro Avariado, de Margarida Fonseca Santos

 

 

 

O que faz uma formiga ao lado de Sebastião?! Bom, a formiga fartou-se de viver num formigueiro… avariado! Por lá, tudo funciona mal, ninguém segue regras nem cumpre deveres, há falta de respeito e está tudo desarrumado. Se queres saber como se «conserta» um formigueiro, é simples: lê esta história!

Fonte: Sítio do livro

 

____________________________________________________

O Monstro das Cores, Anna LLenas

 

 

 

As emoções explicadas às crianças através das cores. A personagem principal é um monstro que muda de cor consoante o que está a sentir. Ele não percebe porque muda de cor e a sua amiga, a menina, explica-lhe o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

Fonte: Sítio do livro

 

_________________________________________________________________________________

 


junho de 2013


              Chamo-me... Luís de Camões




Poesia de Camões para todos



     No Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Biblioteca Escolar recomenda-te a leitura destas duas obras. Na primeira, da autoria do professor Zacarias Nascimento, poderás conhecer melhor  o grande Poeta que se tornou símbolo do nosso país, na segunda, encontrarás algumas das mais belas poesias que escreveu, especialmente selecionadas para crianças e jovens pelo professor universitário e escritor José António Gomes.


Deixamos-te com o Poeta! 

__________________________________________________________




Os direitos das crianças



     
     No Dia Mundial da Criança sugerimos-te a leitura desta obra de  Luísa Ducla Soares  ilustrada por Maria João Lopes, criada para comemorar os 20 anos da Declaração dos Direitos das Crianças.

     Aqui são-te explicados os direitos que as crianças como tu merecem e que todos os adultos devem garantir que se cumpram: o direito a ter um nome, a uma educação, à proteção, o direito a ter uma família e a poder brincar, entre muitos outros.

     Este livro também não esquece os teu deveres!


Conhece-o  melhor e conhece-te melhor!

 Na tua Biblioteca Escolar.



__________________________________________________________


abril de 2013




Beatriz e o plátano






     "Não posso dizer exactamente quando isto se deu, mas não deve ter sido há muito tempo. Passou-se numa pequena cidade onde as pessoas se conhecem umas às outras e tudo o que ali acontece se fica a saber."


     Em ano comemorativo do centenário do nascimento de Ilse Losa, aqui fica uma atual proposta de leitura, ainda que a 1.ª edição date de 1976. O amor à Natureza, a defesa de princípios e causas, a determinação e verticalidade de caráter como ensinamentos a transmitir às crianças, já que são estes ensinamentos universais fundamentais ao ser humano.
     Convidamos-te a ouvir a versão desta história da autoria dos alunos da EB1/JI de Francelos, criada no âmbito do concurso "Conta-nos uma história".
Ouve a versão de Beatriz e o plátano, de Ilse Losa, aqui.
     Não deixes de ler esta e muitas outras obras desta extraordinária autora disponíveis na tua Biblioteca Escolar.

__________________________________________________________



A Ilha

     No mês em que a editora Planeta Tangerina é reconhecida como a melhor editora europeia de literatura infantil e juvenil, na Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália, aqui vos deixamos uma ótima sugestão de leitura. A Ilha, de João Gomes de Abreu e Yara Kono, uma recente aquisição da biblioteca, recebeu a menção honrosa "opera prima", nesta mesma feira.
 «Este é um livro que fala sobre os dias que vivemos. Sobre identidades, sonhos e expectativas. Sobre empreitadas e desenvolvimento e, talvez (só talvez) sobre Portugal e a Europa, as metas que nos movem, aquilo que queremos para nós.»
Venham!
 __________________________________________________________

fevereiro de 2013



A grande fábrica de palavras




     Belíssima história de amor, cheia de poesia, que agradará a pais e a filhos. Esta magnífica obra de arte, da editora Paleta de Letras,  tem texto da autoria de Agnès de Lestrade e ilustrações de Valeria Docampo, que podem conhecer melhor aqui.

      Saibam que "Existe um país onde as pessoas quase não falam. Neste estranho país é preciso comprar e engolir as palavras para pronunciá-las."  Neste país, as palavras custam uma fortuna e há quem as preserve como tesouros para usá-las apenas em momentos especiais.

     Vejam a apresentação do livro na rubrica Ler Mais, Ler Melhor e também o booktrailer. Agucem o apetite para a leitura deste extraordinário livro que brevemente poderão requisitar na vossa Biblioteca Escolar.




  



Bela partilha para o Dia dos Namorados!


__________________________________________________________
janeiro de 2013



Há dias em que...
A Senhora Frederica







     Duas extraordinárias novidades já na tua Biblioteca Escolar. Obras da dupla austríaca muito premiada Heinz Janish e Helga Bansh.

     Há dias em que... "ainda que a cidade possa ser uma selva ou possa parecer estar de pernas para o ar (...), até as sombras ganham cor e todas as personagens disformes e vibrantes conseguem voar.". 
     No livro A Senhora Frederica,  pela voz de um jovem vizinho, conhecemos a história de uma idosa senhora de 91 anos, com quem o narrador mantém uma relação afetiva de grande ternura. A muito especial senhora Frederica poderia ser a nossa Avó, com uma alma de aura mágica.
Leva já para casa estas histórias mágicas e partilha-as com os teus pais e avós!



__________________________________________________________



Dinossáurios em ação




     Se és fã do Geronimo Stilton, vem conhecer este livro de Banda Desenhada, da editora Planeta Junior. Mais uma aventura que te vai permitir perceber as diferentes épocas da História de forma divertida. Viaja até ao Período Cretácico e acompanha Geronimo numa aventura entre dinossáurios e répteis voadores!
Explora também a página oficial do Geronimo Stilton aqui.

__________________________________________________________

dezembro de 2012


Por ser Natal






     Propomos-te, por ser Natal, este livro extraordinário da editora Trinta por uma linha, que reúne histórias e poemas de escritores portugueses, e que poderá ser uma ótima leitura em tempo de férias. Quem sabe se não é também uma boa prenda para um amigo ou familiar.


Conhece melhor este livro na página da Casa da Leitura.


Feliz Natal



__________________________________________________________

novembro de 2012



 Hugo e eu e as mangas de Marte

 





Dança quando chegares ao fim 
(bons conselhos de amigos animais)





     Duas extraordinárias sugestões de leitura da autoria de Richard Zimler, o escritor que estará connosco, no dia 30 de novembro, no âmbito da Feira do Livro do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira. Belíssimas narrativas acompanhadas de geniais ilustrações de um dos maiores ilustradores de literatura infantil em Portugal, Bernardo Carvalho

     Requisita já estes livros de Richard Zimler e acompanha os teus pais ao encontro com este autor. Aí poderás conversar com ele e perguntar o que quiseres.


Boas leituras! 
 
__________________________________________________________

outubro de 2012



A Manta - Uma história aos quadradinhos (de tecido)




     
     A assinalar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa "Manta de Histórias" será apresentada às famílias, para que vejam o resultado do projeto de leitura que desenvolveram durante o ano letivo anterior.
     
     Também esta "Manta" é uma história aos quadradinhos de tecido, à semelhança daquela que criaram.  Neste livro, da autoria de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Yara Kono, "cada quadradinho (de tecido) tem uma história para contar. Há uma manta de retalhos, uma avó com boa memória e muitos netos de ouvido atento. À noite, ao deitar, não são precisos livros: basta à avó olhar a manta e todas as personagens e enredos que lá moram, para a sessão começar..."

     Espreitem a página da editora Planeta Tangerina e conheçam melhor este livro. Lá encontrarão interessantes propostas de atividades para desenvolver em família.


Leva já este livro para casa e realiza boas leituras em família! 


__________________________________________________________




Alberto no país dos excessos






     É já no próximo dia 16 de outubro que se comemora o Dia Mundial da Alimentação e a obra Alberto no país dos excessos, da autoria de Cidália Fernandes, com ilustrações de Fedra Santos, poderá ser uma boa sugestão de leitura, em casa e na sala de aula. Este livro conta-nos a história de Alberto e dá-nos a conhecer os conselhos da sua avó sobre a importância do exercício físico e da alimentação saudável. Espreita as Edições Livro Directo e conhece melhor este livro que podes ler e ouvir na tua BE.


__________________________________________________________


maio de 2012

Agazarra de versos





     Algazarra de versos é o livro de poemas destinado a leitores iniciais e medianos, com poemas de influência oral e tradicional, da autoria de João Manuel Ribeiro, com ilustração de Elisabete Ferreira, editado pela Trinta por uma linha. Este e outros títulos do poeta que visitará a Biblioteca Escolar da EB 1/JI de Curvos, no dia 22 de maio, estão disponíveis para empréstimo domiciliário.

Podes ler na íntegra a obra SOLETRA A LETRA,  se acederes ao portal Cata Livros.

 


(clica na imagem e conhece este livro)



Propomos-te, também,  que visiones o book trailer do livro  Encrava-línguas:
l



Divirtam-se com a obra deste extraordinário poeta!


__________________________________________________________

março de 2012


Esqueci-me como se chama








     "Histórias e poemas" do autor russo Daniil Harms ilustradas por Gonçalo Viana é o que a tua Biblioteca Escolar te propõe. Este livro da editora Bruaá, acabadinho de chegar, vai divertir-te, com certeza, com as suas histórias e poemas carregadinhos de humor. Nas suas belas páginas "Conhecemos o Vova, personagem que parece estar condenado a beber eternamente óleo de peixe. Tentamos descobrir como gritam os ouriços e como é possível alguém não conseguir dizer gaulinha, quer dizer, gaulinhalinha, ou seja, galinhalenha... Ficamos a saber como contrariar a teimosia de um burro. Aceitamos o convite do autor, que nos envia uma fotografia para desvendar um caso misterioso. Vamos até ao espectacular circo Printinpram e, no final, travamos amizade com o Kolka Pânkin e o seu amigo Petka Erchov, acompanhando-os na sua imaginária viagem até ao Brasil."



Não esperes mais, leva este livro para casa contigo.


Podes folhear o livro aqui.



__________________________________________________________


fevereiro de 2012


O Grilinho Tenor








     Um história musical e divertida que alerta para o respeito por todos os seres do nosso planeta e para o direito à liberdade é o que encontrarás neste livro escrito por Palmira Martins, ilustrado por Tânia Clímaco e editado pela Trampolim. É um livro que promete cativar não só os filhos, mas também os pais, uma vez que lhes trará, sem dúvida, felizes recordações de infância.

     Aqui fica o belo trabalho da EB 1/JI de Francelos que se propôs musicar esta obra infantil de Palmira Martins.


  




Música e literatura num só livro!


__________________________________________________________


janeiro de 2012

Brincar às Escondidas e outras Histórias da Mãe Natureza



     

       A obra Brincar às Escondidas e outras Histórias da Mãe Natureza, da autoria de Rosário Alçada Araújo, ilustrada por Catarina França, "reúne um conjunto de 12 textos alusivos a diferentes temas e efemérides que se comemoram ao longo do ano (Carnaval, Dia da Mãe, Outono… Natal). Nasceu com o projeto Aprende com a Mãe Natureza, uma iniciativa da Klorane na área da Responsabilidade Social.

     O texto O Carnaval dos Animais cruza a temática do Carnaval com a vida na Floresta, apresentando uma visão inusitada da função dos disfarces, num jogo de papéis entre animais e humanos."



(grupo RIBE)


     Esta é  a proposta do Roteiro de Carnaval da Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (Agrupamento de Marinhas), no âmbito do Plano Nacional de Leitura.


Bom Carnaval e boas leituras!

________________________________________________________________________

dezembro de 2011



Sabes, Maria, o Pai Natal não existe






Vê e ouve o audiolivro aqui.

________________________________________________________________________


novembro de 2011


A bruxa arreganhadentes







     Uma ótima sugestão de leitura para o Halloween é esta extraordinária obra da OQO editora. Tina Meroto, inspirada num conto tradicional turco-russo, narra a história de “três irmãos que, desatendendo às advertências da mãe, se embrenham  no bosque escuro e misterioso, onde tudo pode acontecer. O mais pequeno, temeroso e consciente do perigo, procura avisar os dois mais velhos, mas tem de tomar uma decisão e acaba por acompanhá-los. Como não sabiam o caminho de volta, decidiram entrar na casa da bruxa, onde cheirava a comida...”.

     As belíssimas ilustrações são do italizano Maurizio A. C. Quarello, podes espreitar a sua página aqui.




Horríveis leituras são aconselháveis por estes dias!


_________________________________________________________________________


outubro de 2011


A menina que detestava livros







     "- Eu detesto livros!
     Era assim que falava a Mina, sempre que alguém lhe falava de livros. Os seus pais eram leitores entusiastas. Tinham a paixão da leitura e, para desespero da filha, enchiam de livros toda a casa. Pior ainda: liam livros ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. Era demasiado. Mas, um certo dia, algo verdadeiramente espantoso aconteceu."

      Um livro magnífico, escrito por Manjusha Pawagi e ilustrado por Leanne Franson, que nos leva a acreditar na magia dos livros. Manjusha Pawagi, natural da Índia, cresceu em Toronto, no Canadá, onde lia pelo menos um livro por dia. Essa tarefa foi fácil de fazer porque ela morava numa casa cheia de livros com os seus pais que amavam a leitura.
O livro já foi traduzido para 11 línguas, e já existe um filme de animação criado pela "National Film Board" do Canadá.




Vejam o pequeno filme de animação narrado em protuguês do Brasil:






Boas leituras!

_________________________________________________________________________



Junho de 2011



A Maior Flor do Mundo







     "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"

     É esta a questão que José Saramago lança no final deste extraordinário livro, disponível na Biblioteca Escolar de Curvos.


     Assim lembremos a memória do grande Saramago, lendo!

 


Boas leituras!

_________________________________________________________________________


Março de 2011



Um Livro




É um jogo, é magia…é um livro!

     Trata-se de mais um magnífico livro da Edicare, recomendado para o ensino pré-escolar, mas que agradará a todas as idades. 


     "Basta fazer o que ele pede e as coisas vão acontecendo na página seguinte. Altamente interactivo, este livro pede a participação das crianças…e elas adoram!
Por outro lado, têm também a oportunidade de aprender as cores, contar e distinguir o lado esquerdo do direito."
Vejam o book trailer da edição inglesa:





Via: Fnac



     Os meninos e as meninas do Jardim de Infância de Curvos já descobriram, de mãos dadas com as suas Educadoras, este divertido livro.

















_________________________________________________________________________


Colecção UMA HISTÓRIA MESMO BESTIAL




    
        Uma História Mesmo Bestial é o título de uma recente colecção infantil da editora  Booksmile, que tem como personagem principal Ulf, o pequeno lobisomem, que lidera uma equipa composta pelo gigante Orson, pela fada Tiana e pela Dra. Fielding, a veterinária da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade para com as Bestas (SRPCB), uma organização destinada a salvar criaturas fantásticas.
     Quatro títulos  desta colecção para maiores de oito anos já se encontram agora disponíveis na Biblioteca Escolar de Curvos:  Lobisomem contra DragãoMonstros Marinhos e Outras Iguarias, O Último Vampiro e O Caçador Contra-ataca. As obras são assinados por David Sinden, Guy Macdonald e Matthew Morgan.





Vejam o vídeo promocional do novo livro desta fascinante colecção disponibilizado pela editora:








_________________________________________________________________________



Pê de Pai





   
    Para celebrar o Dia do Pai, um livro que é já um clássico da editora Planeta Tangerina, Pê de Pai, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Bernardo Carvalho. Nas coisas mais simples reside, muitas vezes, a grande beleza do mundo, tal como acontece nesta sugestão de leitura que a Biblioteca Escolar vos deixa.

     Propomos, também, que desenvolvam com os vossos filhos as actividades de exploração do livro que a própria editora deixa a cada leitor. Basta clicar aqui.


Um feliz Dia do Pai!


_________________________________________________________________________



As mais belas coisas do mundo


   
      E porque um avô é pai duas vezes, mais uma belíssima e comovente proposta de leitura da autoria de Valter Hugo Mãe, com iliustrações de Paulo Sérgio BEJu:  As mais belas coisas do mundo.


     Trata-se da "história de um menino que, desafiado pelo avô, procura conhecer os mistérios da vida. Avô e neto vivem num jogo sem fim de perguntas e respostas, enigmas e soluções, procurando, adivinhando e aprendendo sempre.
     Certo dia, o menino fica sem resposta quando o avô lhe pergunta: Quais são para ti as coisas mais belas do mundo? São as coisas de verdade, como tanto quanto se vê e toca, ou as coisas invisíveis, aquelas que pensamos, sentimos e sonhamos?"



Conheçam melhor esta obra na Biblioteca Escolar e também o seu autor, explorando a sua  página oficial. Por aqui.



_________________________________________________________________________



Fevereiro de 2011


O Tubarão na Banheira







     Mais uma sugestão de leitura, mais uma "Hora do Conto". Desta vez, O Tubarão na Banheira, de David Machado e Paulo Galindro, da Editorial Presença,  será a porta para mais uma aventura pelas terras da fantasia e do sonho, protagonizada pelos meninos do 4.º ano. Trata-se de uma obra vencedora do Prémio Autores SPA/RTP em 2010, cheia de humor e de situações inesperadas.


     "Que fazer quando encontramos um aquário vazio perdido entre os objectos do sótão? Enchê-lo de água e pôr um peixe a nadar lá dentro! E é assim que o herói desta aventura e o seu avô vão à pesca, mas o peixe que morde o isco não é bem o que estavam à espera… E agora? Só com a ajuda do Caderno de Palavras Difíceis é que te podemos dar pistas para o que acontece a seguir. Ficarás tão incrédulo como os nossos amigos? Deslumbrado com tantas surpresas? E o desfecho será catastrófico ou absolutamente fenomenal? Descobre com este livro repleto de imaginação e humor."

[Via: Editorial Presença]


Aqui fica o booktrailer do livro sugerido:




Boas leituras!

_________________________________________________________________________



Janeiro de 2011

Orelhas de Borboleta





- A Mara é orelhuda!
- Mãe, tu achas que eu sou orelhuda?
- Não, filha. Tens é orelhas de borboleta.
- E como são as orelhas de borboleta?
- São orelhas que revoluteiam na cabeça e pintam as coisas feias de mil cores.

     Esta magnífica obra da editora Kalandraka, da autoria de Luisa Aguilar, ilustrada por André Neves e traduzida por Elisabete Ramos, que integra a colecção "Minilivros para sonhar 2", dirige-se especialmente aos que são apontados pelos outros. A "(...) mensagem que lhes transmite este conto é que convertam em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo. Porque se devem valorizar as características que nos diferenciam dos outros para nos distinguirem como seres especiais e únicos." 


      "Luisa Aguilar mostra uma grande sensibilidade neste texto singelo e cheio de força literária, que transporta o leitor para um mundo de formas, cores, emoções e sentimentos. A figura materna destaca-se como referente vital da protagonista, que responde aos comentários das outras crianças seguindo as indicações da sua mãe: aquilo que para os outros é um defeito, para Mara é uma vantagem de que os outros carecem." 

[Via: Kalandraka]




     Aqui fica mais uma sugestão de leitura da qual os meninos do Jardim de Infância e do 1.º e 2.º anos usufruirão na "Hora do Conto", uma actividade da Biblioteca Escolar, que estará desta vez a cargo da Educadora Dina Zão.


Podem, também, visualizar o pequeno filme que dá vida a este excepcional livro:







_________________________________________________________________________




O Livro Negro das Cores







     Comemora-se a 4 de Janeiro, de cada ano, o «Dia Mundial do Braille», uma efeméride que pretende, de modo objectivo e especial, chamar a atenção de todos nós para problemas dos cidadãos invisuais e da partilhada e solidária responsabilidade que nos envolve nesta problemática, com milhões de seres em todo o Mundo. Assim, aqui fica uma proposta de leitura para o mês de Janeiro: O Livro Negro das Cores.



Book trailer da editora Tecolote

     O Livro Negro das Cores, de Menena Cottin e Rosana Faría, editado pela Bruaá em 2010 é  a sugestão de leitura que vos deixamos neste mês de Janeiro. Este belíssimo livro, que ganhou o prémio Novos Horizontes, constitui “uma belíssima ferramenta de ensino de grande valor ético, um puro prazer para todos os leitores. As duas autoras conseguiram transformar a vibração da cor em límpidas sensações tácteis”.